O Plagiário

Plágio: (...) apresentação feita por alguém, como da sua autoria, de trabalho, obra intelectual etc. produzido por outrém. In: Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Correspondência para: just.salomao@gmail.com

27 setembro 2005

The Marbelo Man



Joe Berardo, um filantropo e empresário português de sucesso, andou anos a fio em luta com a multinacional Philip Morris (via Tabaqueira) por causa da sua marca de tabaco Marbelo. Durante nove anos a proprietária da marca Marlboro impediu a Madeirense de Tabacos de registar no Instituto Nacional de Propriedade Industrial a marca Marbelo, alegando «semelhança gráfica e fonética» com a Marlboro. De recurso em recurso, o Supremo Tribunal de Justiça pronunciou-se favoravelmente à marca madeirense, considerando a inexistência de «semelhança evidente, do ponto de vista fonético, gráfico e figurativo que induzam facilmente o consumidor em erro ou confusão» (para mais informações, veja aqui).
Consta que a indústria portuguesa de vinhos generosos está preocupada com a liberalização, ditada pela Comissão Europeia, dos termos «Vintage», «Tawny», e «Ruby»... Sugerimos a contratação dos advogados de Joe Berardo!